O Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT-Ecum) é uma instituição artístico-pedagógica criada em 2011, fruto da ampliação e transferência do Ecum de Belo Horizonte para a cidade de São Paulo.
Atualmente, possui duas ramificações principais: Ecum Fórum (Encontro Mundial das Artes Cênicas) e Ecum – Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas. As ações do CIT-Ecum são resultado das trocas propiciadas por essas duas vertentes do projeto.
Entre 2011 e 2014, o CIT-Ecum realizou, em São Paulo, um terceiro núcleo de atividades: a criação de uma agenda teatral permanente em sua sede, com espetáculos locais e nacionais, escolhidos por sua excelência artística. Em menos de um ano, o CIT-Ecum conquistou o respaldo não só do público, como foi também indicado ao Prêmio Shell na categoria Inovação em 2013, pela realização plural de seu projeto artístico-pedagógico.
Em 2016, o CIT-Ecum estabelece outra importante parceria, desta vez com a Fundação Municipal de Cultura (FMC) de Belo Horizonte. Por meio dela, as edições bienais do Ecum Fórum voltam a ser realizadas na capital mineira a partir de 2017, assim como ações continuadas do Ecum Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas.
Atualmente, o conselho gestor do CIT-Ecum tem Guilherme Marques como diretor geral; Ruy Cortez como diretor artístico-pedagógico; Rafael Steinhauser como diretor executivo; Érica Teodoro como diretora de produção e administração; Ana Teixeira e Fernando Mencarelli como diretores associados; Antonio Araújo e Maria Thais como consultores artístico-pedagógicos e Jenia Kolesnikova como diretora de relações internacionais.
Anos: 2011 a 2016
Realização e produção: Centro Internacional de Teatro Ecum – CIT-Ecum