A ideia de realizar uma mostra internacional na cidade de São Paulo partiu do diretor Antonio Araújo e do produtor Guilherme Marques, no intuito de resgatarem o espírito dos históricos festivais de teatro criados e coordenados pela atriz Ruth Escobar na capital paulista, nos anos 1970 – que se tornaram referência para artistas, pesquisadores e curadores de todo o país.

Desde sua primeira edição, em 2014, a mostra tem trazido ao público brasileiro nomes fundamentais da produção internacional contemporânea, com recorte na experimentação e investigação em artes cênicas. Assim, a curadoria da MITsp prioriza obras que questionam as formas e os limites da teatralidade e da performatividade, em contaminação com outras linguagens artísticas.

A primeira edição da MITsp ocorreu entre os dias 8 e 16 de março de 2014, com produções vindas da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil/Holanda, Turquia, Itália, Lituânia, Espanha, França e África do Sul, vistas por um total de 14.000 espectadores em nove espaços culturais da cidade. A segunda edição, realizada de 6 a 15 de março, reuniu trabalhos da Alemanha, Holanda, Suíça, Itália, Israel, Rússia, Ucrânia, Colômbia e Brasil, apresentados a um público de mais de 17.000 espectadores. Já a terceira edição da MITsp 2016, realizada no mesmo mês, contabilizou 21.189 espectadores e trouxe obras da França, Polônia, África do Sul, Grécia, Bélgica, Congo, Alemanha e Brasil

No decorrer de suas edições, a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – afirmou-se definitivamente como um dos festivais mais importantes e aguardados na área das Artes Cênicas na cidade de São Paulo e no Brasil. Não só respondeu como também superou suas expectativas iniciais, voltadas para a criação de um evento condensado de artes cênicas, comprometido com a inovação e a pesquisa de ponta na área e focado na produção contemporânea nacional e internacional.

Outro diferencial da MITsp são as atividades reflexivas em torno dos espetáculos, promovidas, desde a primeira edição da mostra, pelo eixo Olhares Críticos. Conversas com os artistas e grupos, publicação de críticas sobre as obras e diálogos transversais com intelectuais de outros campos são algumas destas ações. Também integra o eixo o catálogo Cartografias MITsp, publicação anual da mostra que traz ensaios de pesquisadores da área sobre os espetáculos de cada edição.

Em suas três edições, já passaram pelo festival destacados artistas, entre eles: Romeo Castellucci (Itália), Guillermo Calderón (Chile), Angelica Liddell e Rodrigo García (Espanha), Christiane Jatahy e Marcelo Evelin (Brasil), Heiner Goebbels e Rimini Protokoll (Alemanha), Joël Pommerat (França), Yuri Butusov (Rússia), entre muitos outros.

Sua equipe permanente é composta por diretor geral de produção Guilherme Marques, pelo diretor artístico Antonio Araújo – idealizadores da mostra –, pelo diretor de relações institucionais Rafael Steinhauser, pelos curadores do eixo Olhares Críticos, Sílvia Fernandes e Fernando Mencarelli e pela curadora do eixo Ações Pedagógicas, Maria Fernanda Vomero.

Ano: 2014, 2015, 2016

Realização: ECUM Central de Produção 

Edições realizadas

MITsp 2014 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 1ª Edição de 08 a 16 de março

Resumo dos Espetáculos da 1a MITsp


Espetáculo: Anti-Prometeu (Turquia)

Diretora: Şahika Tekand

Companhia: Studio Oyunculari 


Espetáculo: Bem-vindo a casa (Uruguai)

Diretor: Roberto Suárez

Companhia: Pequeño Teatro de Morondanga


Espetáculo: Cineastas (Argentina)

Diretor: Mariano Pensotti

Companhia: Marea


Espetáculo: De repente fica tudo preto de gente (Brasil/ Holanda)

Diretor: Marcelo Evelin

Companhia: Demolition Inc.


Espetáculo: Escola (Chile)

Director: Guillermo Calderón


Espetáculo: Eu Não Sou Bonita (Espanha)

Diretora: Angélica Liddell

Companhia: Atra Bílis Teatro


Espetáculo: Gólgota Picnic (Espanha)

Diretor: Rodrigo García

Companhia: La Carnicería


Espetáculo: Hamlet (Lituânia)

Diretor: Oskaras Koršunovas

Companhia: OKT 


Espetáculo: Nós somos semelhantes a esses sapos… + Ali (França)

Diretores: Artémis Stavridi, Mathurin Bolze e Hedi Thabet.

Companhia: MPTA – Les Mains, les  Pieds  et  la  Tête  Aussi


Espetáculo: Sobre o conceito de rosto no filho de Deus (Itália)

Diretor: Romeo Castellucci

Companhia: Socìetas Raffaello Sanzio


Espetáculo: Ubu e a Comissão da Verdade (África do Sul)

Diretor: William Kentridge

Companhia: Handspring Puppet Company


Resumo das atividades paralelas da 1a MITsp


Olhares Críticos

A crítica teatral pode potencializa o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. Por isso, a MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora.

Curadoria: Fernando Mencarelli e Silvia Fernandes.

Organização, pesquisa e textos: Julia Guimarães


Diálogos Transversais

Críticas realizadas por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de fora do campo teatral sobre os espetáculos da mostra, logo após uma de suas apresentações. A ideia é trazer olhares transversais que ampliem as fronteiras para leituras dos espetáculos, renovando assim a própria crítica.

Palestrantes: Alejandro Ahmed, Felipe Hirsch, Frei Betto, Ismail Xavier, Laymert Garcia dos Santos, Lisette Lagnado, Pedro Cesarino , Peter Pal Pélbart, Suely Rolnik, Tales Ab’Sáber, Vladimir Safatle.

Mediação: Beth Néspoli


Percursos em Perspectiva

Pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados.

Palestrantes: Andre Carreira, Clovis Massa, Fernando Villar, Helena Katz, José Da Costa, Lúcia Romano, Luiz Fernando Ramos, Narciso Telles, Nina Caetano, Renato Ferracini, Sara Rojo, Stephan Baumgartel.


Espaço de Ensaios

Os criadores, seus materiais e procedimentos criativos: textos produzidos pelos pesquisadores convidados compõem um programa-livro para apresentar os artistas da MITsp.


Pensamento-em-Processo

Os diretores e artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras. Cecília Almeida Salles, especialista no estudo de processos criativos, conduz essas conversas.


Prática da Crítica

O Coletivo de Críticos é um ajuntamento temporário de críticos de teatro, com presença na internet e atuação em rede. Inclui integrantes dos sites-blogs-revistas eletrônicas Antro Positivo (SP), Horizonte da Cena (MG), Questão de Crítica (RJ), Satisfeita, Yolanda? (PE) e Teatrojornal (SP). Ao longo da MITsp, eles produzem críticas sobre os trabalhos apresentados que circula no dia seguinte às estreias, impressas e distribuídas nos teatros, e em seus formatos eletrônicos.


Metacrítica

Postados nas redes sociais, esses comentários críticos buscam influenciar e ser influenciados pela escrita do outro, e, juntos, ao fim, procuram constituir uma rede de pensamentos críticos, uma escritura polifônica, sem hierarquia e, por isso mesmo, multifocal.


Crítica da crítica

Estudiosos e críticos conversam sobre os desafios de produzir crítica teatral hoje.

Mesa-redonda composta por Kil Abreu, Luiz Fernando Ramos, Edelcio Mostaço + Coletivo de Críticos, com mediação de Fernando Mencarelli


Fórum de Encontros

–— encontros –— toma como ponto de partida um trabalho que o dramaturgo Igor Dobricic vem elabora desde 2009 -“Table Talks”- e a pesquisa sobre performance e encontro que Eleonora Fabião desenvolve desde 2008 através de suas práticas artísticas e teóricas.


Intercâmbio Artístico

O workshop “A criação cênica a partir de elementos sonoros”, ministrado por Simon McBurney, diretor artístico da companhia Complicite e pelo designer sonoro Gareth Fry, teve duração de quatro dias e investigou modos de criação cênica que tem elementos sonoros como ponto de partida.

Coordenação: Rui Cortez


Créditos Resumidos:


Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques

Diretor Artístico: Antônio Araújo

Relações Internacionais: Natália Machiaveli e Jenia Kolesnikova

Coordenadoras de Produção: Erica Teodoro e Gabi Gonçalves

MITsp 2015 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 2ª Edição de 06 a 15 de março

Resumo dos Espetáculos da 2a MITsp


Espetáculo: A Gaivota (Russia)

Diretor: Yuri Butusov

Companhia: Satiricon Theater – A. Raykin


Espetáculo: Julia (Brasil)

Diretora: Christiane Jatahy

Companhia: Cia. Vértice


Espetáculo: E Se Elas Fossem Para Moscou? (Brasil)

Diretora: Christiane Jatahy

Companhia: Cia. Vértice


Espetáculo: Woyzeck (Ucrânia)

Diretor: Andriy Zholdak

Companhia: Teatro Svoboda Zholdak e Academia de Teatro Musical e Dramático Cherkasy denominado T. Shevchenko


Espetáculo: Stifters Dinge (Suiça/Alemanha)

Diretor: Heiner Gobbels

Companhia: Theatre Vidy-Lausanne


Espetáculo: Senhorita Júlia (Alemanha)

Diretores: Katie Mitchell e Leo Warner

Companhia: Schaubühne am Lehniner Platz 


Espetáculo: Opus n. 7 (Rússia)

Diretor:  Dmity Krymov

Companhia: Laboratório Dmitry Krymov do Teatro da Escola de Arte Dramática de Moscou


Espetáculo: Arquivo (Israel)

Diretor: Arkadi Zaides

Companhia: Arkadi Zaides


Espetáculo: Canção de Muito Longe (Holanda)

Diretor: Ivo Van Hove

Companhia: Toneelgroup Amsterdam


Espetáculo: As Irmãs Macaluso (Itália)

Diretora: Emma Dante

Companhia: Compagnia Sud Costa Occidentale


Espetáculo: Morrer De Amor, Segundo Ato Inevitável: Morrer (Colômbia)

Diretor: Jorge Hugo Marín

Companhia: Fundación La Maldita Vanidad Teatro 


Espetáculo: Matando O Tempo, Primeiro Ato Inevitável: Nascer (Colômbia)

Diretor: Jorge Hugo Marín

Companhia: Fundación La Maldita Vanidad Teatro 


Resumo das atividades paralelas da 2ª MITsp


Olhares críticos

A crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. Por isso, a MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora.

Curadoria: Fernando Mencarelli e Silvia Fernandes.

Organização, pesquisa e textos: Luciana Romagnolli


Diálogos Transversais

Críticas realizadas logo após uma apresentação de cada espetáculo da mostra por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de outros campos do conhecimento.

Participantes: Arthur Nestrovski, Bernardo Carvalho e Arkadi Zaides, Eder Santos, Francisco Foot Hardman, Ismail Xavier, José Miguel Wisnik, Luiz Camillo Osorio, Maria Rita Kehl, Norval Baitello Júnior, Raquel Rolnik, Renato Mezan.

Mediadores: Valmir Santos e Beth Néspoli


Percursos em Perspectiva

Pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados para a MITsp, explorando caminhos para a leitura dos espetáculos presentes na mostra.

Participantes: Bya Braga, Christine Greiner, Cláudio Cajaiba, Flora Süssekind, Maria Beatriz Medeiros, Maria Helena Werneck, Maria Lucia Pupo, Silvana Garcia, Walter Lima Torres Neto.

Pesquisadora internacional convidada: Josette Féral


Espaço de Ensaios 

Textos produzidos pelos pesquisadores convidados para apresentar os artistas participantes da MITsp, seus materiais e procedimentos criativos, compõem um programa-livro.


Pensamento-em-Processo

Os diretores e artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras. 


Prática da Crítica

O DocumentaCena, plataforma de crítica teatral composta pelos blogs Horizonte da Cena e Satisfeita, Yolanda?, do site Teatrojornal e da revista eletrônica Questão de Crítica, e os críticos convidados Beth Néspoli, Daniel Schenker, Michel Fernandes, Ruy Filho e Welington Andrade produzirão diariamente, ao longo da MITsp, críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica.


Crítica Performativa

A revista Antro Positivo inova com a MITsp criando espaço para uma escrita dialógica sobre a estreia mundial do espetáculo Canção de Muito Longe (coprodução MITsp e Toneelgroep Amsterdam), através de conversas e participações de convidados durante o período de dez horas ininterruptas, em tempo real e abertas a todos.

Resenhistas: Ruy Filho e Ana Carolina Marinho. 


Reflexões Estético-Políticas

São realizadas quatro mesas de discussão sobre os temas seguintes: 

Zonas de Conflito I: Ucrânia-Rússia

Com: Eduardo Jorge, Fabiano Mielniczuk e Vitorio Sorotiuk 

Zonas de Conflito II: Palestina-Israel

Com: Arlene Clemesha e Sílvio Tendler 

Zonas Liminares: Teatro -cinema

Com: Daniel SchenkerRicardo Fabbrini e Tata Amaral. 

Zonas de Intersecção: matrizes da cena atual

Com: Josette Féral, José Antonio Sánchez, Kil Abreu e Luiz Fernando Ramos 


Vida sem teatro ou teatro sem vida: conferência-performance de Andriy Zholdak

Quais são as raízes do teatro? Como transformar um ator-robô em um humano-ator? Por que o ímpeto de Prometeu, aquele que roubou o fogo dos deuses para dá-lo aos humanos, está tão em falta no teatro contemporâneo? Os atores são mortais ou imortais? O teatro ainda tem alguma importância? Essas e outras questões são debatidas pelo diretor ucraniano Andriy Zholdak.


Dramaturgia de tons carregados

No formato de entrevista aberta, o premiado dramaturgo britânico Simon Stephens conversa com o público sobre características e rumos da dramaturgia contemporânea e sobre sua própria produção artística. O entrevistador é o também premiado diretor e dramaturgo brasileiro Leonardo Moreira, da Cia. Hiato.


A Cena Russa Contemporânea

O artista russo de destaque (Krymov), um dos principais críticos e curadores moscovitas e duas estudiosas do teatro russo traçam um panorama e refletem sobre os rumos e tendências atuais da cena russa.

Com: Dmitry Krymov, Roman Dolzhansky e Elena Vássina.

Mediação: Arlete Cavaliere.


Encontros formativos

O eixo Encontros Formativos prevê/realiza ações de intercâmbio entre artistas internacionais e brasileiros para a troca de experiências. As iniciativas permitem que os profissionais  das companhias convidadas partilhem seus métodos de criação e suas concepções sobre a cena contemporânea. Aos artistas brasileiros, é oferecida a oportunidade de um aprendizado único ao lado de figuras de destaque no cenário artístico mundial. 

Coordenação: Maria Fernanda Vomero.

Atividades:

Acompanhamento dos ensaios finais com Ivo van Hove;

Workshop com Simon Stephens: aspectos do drama contemporâneo;

Workshop com Mark Eitzel: criação musical no diálogo com a cena;

Conferência com Wouter van Ransbeek: processos de gestão no teatro europeu – o caso da Toneelgroep Amsterdam; 

Teatro da ausência: workshop com Heiner Goebbels, diretor de Stifters Dinge;

A relação ator-diretor no processo de criação: masterclass com Yuri Butusov, diretor de A Gaivota;

Método Emma Dante: workshop prático com artistas da Cia. Sud Costa Occidentale;

Teatro do risco: como matar o mau ator. Workshop prático com Andriy Zholdak;

A criação da cena e o ator: workshop prático com a companhia La Maldita Vanidad;

Laboratório DocumentaCena de crítica de teatro;


Créditos Resumidos:

Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques

Diretor Artístico: Antônio Araújo

Relações Internacionais: Jenia Kolesnikova, Guilherme Marinheiro e Natália Machiaveli

Coordenadoras de Produção: Gabi Gonçalves

MITsp 2016 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 3ª Edição de 04 a 13 de março

Resumo dos Espetáculos 3a MITsp


Espetáculo: Revolting Music – Inventário Das Canções De Protesto Que Libertaram A África Do Sul (África do Sul)

Diretor: Neo Muyanga

Companhia: Neo Muyanga


Espetáculo: A Carga (Congo)

Diretor: Faustin Linyekula

Companhia: Studios Kabako


Espetáculo: Cidade Vodu (Brasil)

Diretor: José Fernando de Azevedo

Companhia: Teatro dos Narradores


Espetáculo: An Old Monk (Bélgica)

Diretor: Josse De Pauw

Companhia: LOD Moziektheater


Espetáculo: 100% São Paulo (Alemanha/Brasil)

Diretores: Helgard Haug, Stefan Kaegi, Daniel Wetzel

Companhia: Rimini Protokoll


Espetáculo: A Tragédia Latino-Americana (Brasil)

Diretor: Felipe Hirsch

Companhia: Ultralíricos


Espetáculo: (A)polônia (Polônia)

Diretor: Krzysztof Warlikowski

Companhia: Nowy Teatr


Espetáculo: Ça ira (França)

Diretor: Joel Pommerat

Companhia: Compagnie Louis Brouillard


Espetáculo: Still Life (Grécia)

Diretor: Dimitris Papaioannou

Companhia: Dimitris Papaioannou


Espetáculo: Cinderela (Bélgica)

Diretor: Joel Pommerat

Companhia: Teatro Nacional de Bruxelas/ Compagnie Louis Brouillard


Resumo das Atividades Paralelas da 3a MITsp


Olhares críticos

A MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora, uma vez que a crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. 

Curadoria: Fernando Mencarelli e Sílvia Fernandes


Pensamento em Processo:

Os artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras. Mediação de Johana Albuquerque e Julia Guimarães.


Diálogos Transversais:

Críticas realizadas logo após a segunda apresentação de cada espetáculo da mostra, no próprio espaço do teatro, por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de outros campos do conhecimento.

Participantes: Roberto Zular, Guilherme Wisnik, Cida Bento, Paulo Lins, Nuno Ramos, Omar Ribeiro Thomaz, Lilia Moritz Schwarcz, Milton Hatoum, Eliane Robert Moraes, Jair Ramos.

Mediação: Edélcio Mostaço, Tatiana Motta Lima, Sônia Sobral, Maria Lúcia Pupo


Espaço de Ensaios:

Textos produzidos por pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados.

Participantes: Matteo Bonfito, Marta Isaacsson, Ana Maria Bulhões-Carvalho, Luciana Romagnolli, Antonia Pereira Bezerra, Tatiana Motta Lima, Jair Ramos, Edélcio Mostaço, Julia Guimarães, Roberta Estrela D’Alva.


Reflexões Estético-Políticas:

São realizadas três mesas de discussão sobre os temas que permeiam o recorte curatorial da MITsp. Mediação: Fernando Mencarelli.

Lugar da narrativa na cena contemporânea

Com: Luis Alberto de Abreu, Edélcio Mostaço e Christophe Triau. 

Legado de Kantor: teatro polonês contemporâneo

Com: Tomasz Kirenczuk, Nelson de Sá e Christine Greiner. 

Teatro documentário: potências e limites

Com: Marcelo Soler, José Fernando Azevedo e Peter Pal Pélbart


Prática da Crítica:

A Documenta Cena – Plataforma de Crítica, composta pelo blog Satisfeita, Yolanda?, os sites Horizonte da Cena e Teatrojornal e a revista eletrônica Questão de Crítica, dando continuidade à parceria com a MITsp desde a primeira edição, realiza a ação denominada Prática da Crítica e produz diariamente, ao longo da mostra, críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica.


Recepção e crítica

Participantes: Daniele Avila Small, Edélcio Mostaço, Maria Lúcia Pupo, Kil Abreu e Patrick Pessoa. 


Dia Crítico – Jornada sobre a crítica teatral em plataformas digitais no Brasil e no mundo

Participantes: Integrantes do Agora, Jürgen Berger (Alemanha), Federico Zurita (Chile), representantes do Horizonte da Cena, Teatrojornal, Satisfeita, Yolanda?, Questão de Crítica e Antro Positivo.

Mediação: Michele Rolim e Renato Mendonça (Agora)


Caderno Especial MITsp 2016:


Crítica Performativa: Durante oito horas ininterruptas, em tempo real, frente ao público-leitor e com participações de convidados, a crítica se debruça sobre o espetáculo Ça ira, de Joël Pommerat. Participam da ação Ruy Filho e Ana Carolina Marinho, responsáveis pela escrita, e Patrícia Cividanes, que realiza intervenções gráficas durante o processo.


Discursos sobre o Não Dito

O Ciclo de Debates internacional propõe um debate acerca da elaboração poética, portanto política, da imagem da “negritude”, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas.

Curadoria: Eugênio Lima, José Fernando de Azevedo e Leda Maria Martins 

Participantes: Eugênio Lima, José Fernando de Azevedo, Leda Maria Martins, Luiz Felipe Alencastro, Ana Maria Gonçalves, Neo Muyanga e Grada Kilomba.


Ações pedagógicas

O eixo Ações Pedagógicas realiza ações de intercâmbio entre artistas internacionais e brasileiros para a troca de experiências. As iniciativas permitem que os profissionais das companhias convidadas partilhem seus métodos de criação e suas concepções sobre a cena contemporânea. Aos artistas brasileiros, oferecem a oportunidade de um aprendizado único ao lado de figuras de destaque no cenário artístico mundial.

Curadoria: Maria Fernanda Vomero

Atividades:

Residência artística com o diretor Yuri Butusov;

Experimento Cênico, com Ana Carolina Godoy, Lena Roque, Luciana Canton, Marco Biglia, Pedro Felício, Raphael Teixeira, Rodrigo Fidelis, Silvana Stein. Assistente de direção: Maurício Perussi.

Minirresidência com o Teatro de Narradores, de Cidade Vodu;

Workshop com o bailarino e coreógrafo congolês Faustin Linyekula, de A Carga;

Workshop com o bailarino e coreógrafo grego Dimitris Papaioannou, de Still Life;

Workshop sobre criação técnica no teatro, com foco na luz. Com Katarzyna Luszczyk, de (A)polônia;

Aula-conferência com os belgas Kris Defoort, Nicolas Thys e Lander Gyselinck, músicos de An Old Monk;

Masterclass com o cenógrafo francês Eric Soyer, da Cie. Louis Brouillard;

Roda de conversa sobre criação técnica no teatro: a luz em/na/da cena, com Alessandra Domingues, Beto Bruel e Guilherme Bonfanti. Mediação de Francisco Turbiani;

Roda de conversa sobre produção: o caso do LOD Music Theater, em Flandres, Bélgica, com o diretor Hans Bruneel e a diretora artística Valérie Martino. Mediação de Ferdinando Martins;

Abertura de processo com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: Brasil-Polônia Encontros;

Abertura de processo com o bailarino e coreógrafo Cristian Duarte: Laboratório Ó;


Créditos Resumidos:


Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques

Diretor Artístico: Antônio Araújo

Relações Internacionais: Jenia Kolesnikova e João Passos

Coordenadora de Produção: Rachel Brumana

marca-ecum-nova_negativa_reduzida

Com base nesse histórico, respaldados pela parceria com empresas e instituições, nós, da ECUM Central de Produção, estamos internacionalizando as nossas ações.

ENDEREÇO

SÃO PAULO

Rua Pedro Taques, 110, Consolação

São Paulo / SP – CEP:01415-010

BELO HORIZONTE

Rua Carangola, 683/302, Santo Antônio

Belo Horizonte / MG – CEP:30330-240

Copyright 2016 © ECUM Central de Produção | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ERA

globo-reduzido