A ideia de realizar uma mostra internacional na cidade de São Paulo partiu do diretor Antonio Araújo e do produtor Guilherme Marques, no intuito de resgatarem o espírito dos históricos festivais de teatro criados e coordenados pela atriz Ruth Escobar na capital paulista, nos anos 1970 – que se tornaram referência para artistas, pesquisadores e curadores de todo o país.

Desde sua primeira edição, em 2014, a mostra tem trazido ao público brasileiro nomes fundamentais da produção internacional contemporânea, com recorte na experimentação e investigação em artes cênicas. Assim, a curadoria da MITsp prioriza obras que questionam as formas e os limites da teatralidade e da performatividade, em contaminação com outras linguagens artísticas.

A primeira edição da MITsp ocorreu entre os dias 8 e 16 de março de 2014, com produções vindas da Argentina, Chile, Uruguai, Brasil/Holanda, Turquia, Itália, Lituânia, Espanha, França e África do Sul, vistas por um total de 14.000 espectadores em nove espaços culturais da cidade. A segunda edição, realizada de 6 a 15 de março, reuniu trabalhos da Alemanha, Holanda, Suíça, Itália, Israel, Rússia, Ucrânia, Colômbia e Brasil, apresentados a um público de mais de 17.000 espectadores. Já a terceira edição da MITsp 2016, realizada no mesmo mês, contabilizou 21.189 espectadores e trouxe obras da França, Polônia, África do Sul, Grécia, Bélgica, Congo, Alemanha e Brasil

No decorrer de suas edições, a MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – afirmou-se definitivamente como um dos festivais mais importantes e aguardados na área das Artes Cênicas na cidade de São Paulo e no Brasil. Não só respondeu como também superou suas expectativas iniciais, voltadas para a criação de um evento condensado de artes cênicas, comprometido com a inovação e a pesquisa de ponta na área e focado na produção contemporânea nacional e internacional.

Outro diferencial da MITsp são as atividades reflexivas em torno dos espetáculos, promovidas, desde a primeira edição da mostra, pelo eixo Olhares Críticos. Conversas com os artistas e grupos, publicação de críticas sobre as obras e diálogos transversais com intelectuais de outros campos são algumas destas ações. Também integra o eixo o catálogo Cartografias MITsp, publicação anual da mostra que traz ensaios de pesquisadores da área sobre os espetáculos de cada edição.

Em suas três edições, já passaram pelo festival destacados artistas, entre eles: Romeo Castellucci (Itália), Guillermo Calderón (Chile), Angelica Liddell e Rodrigo García (Espanha), Christiane Jatahy e Marcelo Evelin (Brasil), Heiner Goebbels e Rimini Protokoll (Alemanha), Joël Pommerat (França), Yuri Butusov (Rússia), entre muitos outros.

Sua equipe permanente é composta por diretor geral de produção Guilherme Marques, pelo diretor artístico Antonio Araújo – idealizadores da mostra –, pelo diretor de relações institucionais Rafael Steinhauser, pelos curadores do eixo Olhares Críticos, Sílvia Fernandes e Fernando Mencarelli e pela curadora do eixo Ações Pedagógicas, Maria Fernanda Vomero.

Ano: 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018

Realização: ECUM Central de Produção 

Edições realizadas

MITsp 2018 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 5ª Edição, de 01 a 11 de março

Resumo dos Espetáculos da 5a MITsp

Curadoria: Antonio Araújo
Espetáculo: Suíte n°2 (França)
Direção: Joris Lacoste


EspetáculoCampo Minado (Argentina)
Direção: Lola Arias


Espetáculo: Árvores Abatidas (Polônia)
Direção: Krystian Lupa
Companhia: Teatr Polski na Breslávia (Teatr Polski we Wrocławiu)


Espetáculo: King Size (Suíça)
Direção: Christoph Marthaler


Espetáculo: Palmira (Inglaterra)
Direção: Bertrand Lesca e Nasi Voutsas


Espetáculo: Hamlet (Suíça)
Direção: Boris Nikitin


Espetáculo: sal. (Inglaterra)
Dramaturgia e atuação: Selina Thompson
Direção: Dawn Walton


Espetáculo: País Clandestino (Uruguai/Argentina/Espanha/França/Brasil)
Direção: Mäelle Poésy e Jorge Eiro

Companhia: Les Fives Pays


Espetáculo: A Gente Se Vê Por Aqui (Brasil)
Direção: Nuno Ramos (SP)


Performance sonora: AudioReflex (Alemanha/Brasil)
Direção:  Sigrid Gareis (Alemanha)


Performance pública: Pontos de Vista (Brasil)
Criação e Performance: Ana Luisa Santos (MG)


Performance pública: Você Tem Um Minuto Para Ouvir A Palavra? – Maratona de Leituras Públicas (Brasil)
Idealização: Nayse López (Festival Panorama – RJ)


Resumo da MITbr – Plataforma Brasil

Curadoria: Christine Greiner,  Felipe Assis e Welington Andrade
Espetáculo: Caranguejo Overdrive (RJ)
Direção: Marco André Nunes
Companhia: Aquela Cia. de Teatro


Espetáculo: Leite Derramado (SP)
Direção: Roberto Alvim
Companhia: Cia. Club Noir


Espetáculo: Nós, os Outros Ilesos (SP)
Direção: Carolina Mendonça


Espetáculo: Vaga Carne (MG)
Concepção, atuação e texto: Grace Passô


Espetáculo: Hotel Mariana (SP)
Direção: Herbert Bianchi


Espetáculo: A Emparedada da Rua Nova (SP)
Direção:  Eliana de Santana
Companhia: E² Cia de Teatro e Dança


Espetáculo: Canto para Rinocerontes e Homens (SP)
Direção: Rogério Tarifa
Companhia: Teatro do Osso


Espetáculo: Dinamarca (PE)
Direção: Pedro Wagner
Companhia: Magiluth


Espetáculo: Procedimento 2 Para Lugar Nenhum (SP)
Direção: Vera Sala


Espetáculo: DNA de Dan (PR)
Concepção e performance: Maikon K


Espetáculo: De Carne e Concreto – Uma Instalação Coreográfica (DF)
Direção: Luciana Lara
Companhia: Anti Status Quo Companhia de Dança


Ensaio aberto: Riso (SP)
Direção: Key Sawao e Ricardo Iazzetta
Companhia: Key Zetta e Cia.


Ensaio aberto: Imprevisível (SP)
Concepção: Zélia Monteiro
Companhia: Núcleo de Improvisação


Seminário: Artes Cênicas: Desafios para Internacionalização
Coordenação: Andrea Caruso Saturnino
Tema: Internacionalização e Descolonização
Mestre de cerimônias: Rafael Steinhauser
Provocadores convidados: 
Carol Mendonça, Celso Curi,  Hugo Cruz e Márcio Abreu
Mediadores: 
Christine Greiner, Felipe de Assis e Wellington Andrade – curadores da MITbr – Plataforma Brasil


Tema: Políticas Públicas para Internacionalização das Artes Cênicas
Mestre de cerimônias: Rafael Steinhauser
Participantes: Danilo Santos de Miranda (SESC SP), Miriam Rinaldi (SESI SP), Eduardo Saron  (Itaú Cultural), Deborah Rossoni (APEX Brasil), Monina Bonelli (Complejo Cultural 25 de Mayo, Argentina), Aldo Valentim (Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), Ana Letícia do Nascimento Fialho (Ministério da Cultura do Brasil), Julian Fuchs (Goethe-Institut São Paulo), Lia Rodrigues (artista), Beatriz Goes (Ministério das Relações Exteriores do Brasil) e Lindsay Castro Lima (Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo).
Mediação: Márcia Dias e Paulo Feitosa


Resumo das Atividades Paralelas da 5a MITsp

Olhares Críticos

Curadoria:  Daniele Avila Small e Luciana Eastwood Romagnolli

Reflexões estético-políticas
Seminário: O estatuto da arte no Brasil contemporâneo: liberdade, alteridade, mediação


Masterclass: Corpo, afeto e política no teatro contemporâneo.
Palestrante: Victoria Pérez Royo
Mediação: Patrick Pessoa


Mesa-redonda: O mal estar das mediações e o isolamento da arte
Participantes: Marcos Alexandre, Renan Marcondes, Rita Aquino e Wagner Schwartz
Mediação: Patrick Pessoa


Mesa-redonda: Crítica não é censura: de quem é a arte que pode tudo?
Participantes: Aline Vila Real, Georgette Fadel, Juliano Gomes, Kil Abreu e Renata Carvalho
Mediação: Michele Rolim


Mesa-redonda: Amor e ódio ao corpo no Brasil
Participantes: Gaudêncio Fidelis, Laís Machado e Leonarda Glück
Mediação: Patrick Pessoa


Roda de conversa: Intervenção e mediação no espaço público
Participantes: Ana Luisa Santos e Nayse López


Programação Especial
Diálogo entre Joris Lacoste e Nuno Ramos
Mediação: Maria Eugênia de Menezes


Entrevista pública com o encenador polonês Krystian Lupa
Entrevistadores: Aderbal Freire-Filho e Denise Stoklos

Mediação: Maria Eugênia de Menezes


Assembleia geral: democracia e representação no mundo contemporâneo
Participantes: Eva-Maria Berstchy e os convidados Lucio Bellentani e Diogo Costa


Exibição do filme Tribunal Congo (Milo Rau)
Participação: Eva-Maria Bertschy


Diálogos Transversais

Mediações: José Fernando Azevedo e Maria Lúcia Pupo
Suíte nº2 –  Luz Ribeiro
Campo Minado – Marcio Seligmann-Silva
King Size – Charles Gavin
Palmira – Christian Dunker
Hamlet – Marcelo Caetano
sal. – Ana Maria Gonçalves
País Clandestino – André Dahmer


Espaço de ensaios*

Curadoria: Silvia Fernandes, Luciana Eastwood Romagnolli e Daniele Avila Small
Artigos escritos por pesquisadores e pesquisadoras dos programas de pós-graduação de universidades brasileiras sobre as trajetórias criativas dos artistas convidados para a MITsp.

Suíte nº 2 – Ligia Souza de Oliveira (doutoranda/USP)
Campo Minado – Ana Bernstein (UNIRIO)
Árvores Abatidas – Pedro Vilela (mestrando/UFBA)
King Size – Matteo Bonfitto (Unicamp)
Palmira – Milton de Andrade (Udesc)
Hamlet – Denilson Lopes (UFRJ)
sal. – Denise Espírito Santo (UERJ)
País ClandestinoSara Rojo (UFMG)

* Com Textos de Atravessamento de Marcio Seligmann-Silva e Patrick Pessoa
* Dossiê sobre Curadoria em Artes Cênicas com textos de Aline Vila Real, Felipe Assis, Kil Abreu, Nayse López e Florian Malzacher
* Entrevistas com Joris Lacoste e Krystian Lupa


Pensamento-em-Processo

Encontros com os artistas dos espetáculos da mostra, que compartilharão questões de seus processos criativos, mediados por pesquisadores brasileiros

AudioReflex – Pedro Vilela (mestrando/ UFBA)
Campo Minado – Ana Bernstein (UNIRIO)
Suíte nº2 – Ligia Souza de Oliveira (doutoranda/USP)
King Size – Matteo Bonfitto (Unicamp)
Hamlet – Denilson Lopes (UFRJ)
Palmira – Milton de Andrade (Udesc)
País Clandestino – Sara Rojo (UFMG)
sal. – Denise Espírito Santo (UERJ)


Prática da Crítica

Crítica diária
Produção diária de críticas sobre os espetáculos da mostra para veiculação impressa e eletrônica.
Coordenação + crítica: Julia Guimarães (MG)
Críticos participantes: César Ribeiro (artista convidado, diretor do grupo Garagem 21/SP), Clóvis Domingos – Horizonte da Cena (MG), Diogo Spinelli – Farofa Crítica (RN), Juliano Gomes – Revista Cinética (RJ), Laís Machado – Plataforma Araká (BA), Michele Rolim – Agora Crítica Teatral (RS), Renan Ji – Questão de Crítica (RJ)


Abertura comemorativa: Daqui a 10 anos…
Participantes: Daniel Schenker, Daniele Avila Small, Paulo Mattos, Patrick Pessoa e Renan Ji, integrantes da revista Questão de Crítica (RJ), que em março de 2018 completa 10 anos de atividades.


Mesa-redonda: Cena Contemporânea: panoramas críticos
Mediação + participação: Julia Guimarães
Participantes: César Ribeiro (artista convidado, diretor do grupo Garagem 21/SP), Clóvis Domingos – Horizonte da Cena, Diogo Spinelli – Farofa Crítica, Juliano Gomes – Revista Cinética, Laís Machado – Plataforma Araká, Michele Rolim – Agora Crítica Teatral, Renan Ji – Questão de Crítica


Debates e lançamentos de livros

Livro: Afetos, relações e encontros com filmes brasileiros contemporâneos, de Denilson Lopes. Comentário: Rubens Machado
Livro: O teatro negro em perspectiva: dramaturgia e cena negra no Brasil e em Cuba, de Marcos Alexandre. Comentário: Allan da Rosa
Livro: O que pensam os curadores de Artes Cênicas, de Michele Rolim. Comentário: Rita Aquino

Mediação: Patrick Pessoa


Lançamentos da N-1 + Mesa redonda: O devir negro do mundo

Livro: Necropolítica, de Achille Mbembe

Cordéis: O fardo da raça, de Achille Mbembe, e Eu, um crioulo, de José Fernando Azevedo

Mesa redonda com os debatedores convidados pela editora N-1: José Fernando Azevedo, Rosane Borges e Tatiana Roque.

Mediação: Peter Pál Pelbart


Laboratório de Jornalismo Cultural

Em parceria com a MITsp, alunos de comunicação da PUC-SP farão a cobertura jornalística dos Olhares Críticos sob orientação do professor Fabio Cypriano.


Ações Pedagógicas

Curadoria: Maria Fernanda Vomero

Roda de conversa: Intersecções entre poéticas não verbais
Participantes: Aby Cohen (SP), Renato Bolelli Rebouças (SP) e José Roberto Jardim (SP)

Roda de conversa: Através das fronteiras: imigração, refúgio e arte
Participantes: Miguel Rocha (SP)Bela Feldman-Bianco (SP) e artistas integrantes do laboratório teatral.

Roda de conversa: Des-normatividade: possibilidades criativas de expressão
Participantes: Liv Elf Karlén (Suécia), Leona Jhovs (SP) e Ferdinando Martins (SP), com mediação de Dodi Leal (SP).

Roda de conversa: Encontro com equipe de Campo Minado
Participantes: Marcelo Vallejo (Argentina), David Jackson (Inglaterra), Lucila Piffer (Argentina), Luz Algranti (Argentina)

Workshop: Ateliê Enciclopédia da Fala
Ministrante: Joris Lacoste (França), artista em foco da MITsp 2018

Workshop: Memórias clandestinas
Ministrantes: Florencia Lindner (Uruguai), Jorge Eiro (Argentina), Lucía Miranda (Espanha), Maëlle Poésy (França) e Pedro Granato (SP/Brasil)

Workshop: Técnicas de feedback e mediação em processo criativo
Ministrante: Georg Weinand (Holanda)

Workshop: Através das fronteiras (laboratório teatral)
Ministrante: Miguel Rocha (SP)

Workshop: A política está na sala
Ministrantes: Bertrand Lesca (França) e Nasi Voutsas (Grécia)

Workshop: Ser ou não ser: um autorretrato em revolta
Ministrante: Boris Nikitin (Suíça)

Workshop: Especial – workshop com Krystian Lupa
Ministrante: Krystian Lupa (Polônia)

Workshop: Traduções/ Perversões
Ministrante: Victoria Pérez Royo (Espanha)

Workshop: Performatividades urbanas: experimentando presenças na cidade
Ministrantes: Marcelo Carnevale (SP) e Ana Luisa Santos (MG)

Workshop: Intersecções entre poéticas não-verbais
Ministrantes: Aby Cohen e Renato Bolelli Rebouças

Workshop: Textos cotidianos em cena
Ministrante: Susanne Kennedy (Alemanha)

Workshop: Des–normatividade: possibilidades criativas de expressão
Ministrante: Liv Elf Karlén (Suécia)

Worshop e palestra: Internacionalização de Espetáculos
Ministrante: Iva Horvat (Croácia/Espanha)


Créditos Resumidos:

Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques
Diretor Artístico: Antônio Araújo
Relações Internacionais: Jenia Kolesnikova e Natália Machiaveli
Coordenadora de Produção: Rachel Brumana

MITsp 2017 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. 4ª Edição, de 14 a 21 de março

Resumo dos Espetáculos da 4a MITsp

Espetáculo: Avante, Marche! (França)
Direção: Alain Platel, Frank Van Laecke e Steven Prengels


Espetáculo: A Missão em Fragmentos: 12 cenas de descolonização em legítima defesa (Brasil)
Direção: Eugênio Lima
Companhia: Legítima Defesa


Espetáculo: Black Off (África do Sul)
Direção: Ntando Cele
Companhia: Manaka Empowerment Productions


Espetáculo: Branco: o cheiro do lírio e do formol (Brasil)
Direção: Alexandre Dal Farra e Janaina Leite


Espetáculo: Cavalgando núvens (Líbano África do Sul Chile Alemanha)
Direção: Rabih Mroué


Espetáculo: Mateluna (Chile)
Direção: Guillermo Calderón


Espetáculo: Para que o Céu Não Caia (Brasil)
Direção: Lia Rodrigues
Companhia: Lia Rodrigues Companhia de Danças


Espetáculo: Por que o Sr. R. Enlouqueceu? (Alemanha)
Direção: Susanne Kennedy
Companhia: Münchner Kammerspiele 


Espetáculo: Revolução em Pixels (Líbano)
Direção: Rabih Mroué


Espetáculo: Tão pouco tempo (Líbano)
Direção: Rabih Mroué

Resumo das Atividades Paralelas da 4a MITsp

Olhares Críticos

“Dimensões públicas da crise e formas de resistência” é o tema de um seminário que discute relações entre política e estética, arte e contexto social, em três vias: a representação pública, o espaço público e a relação com o público. Tais questões permeiam também as demais ações: Diálogos Transversais, Pensamentos-em-Processo, Espaço de Ensaios, Prática da Crítica e Lançamentos de Livros, que convidam artistas e pesquisadores de teatro e de outros campos a prolongar a experiência dos espetáculos e ampliar o debate.

Curadoria: Luciana Romagnolli e Kil Abreu.
Organização, pesquisa e textos: Pollyana Diniz


Diálogos Transversais

Comentários críticos realizados logo após uma das apresentações de cada espetáculo, no próprio espaço do teatro e em diálogo com o público. Convidamos artistas e pensadores provenientes de outros campos do conhecimento para lançarem olhares transversais, cruzarem as fronteiras e ampliarem as leituras das obras.

Palestrantes: Reginaldo Nasser, Maria Homem, Ana Paula Maia, Davi Kopenawa, Silvio Luiz de Almeida, Ilana Feldman, Djamila Ribeiro, Edson Teles.

Mediação: Cristiane Zuan Esteves, Verônica Veloso e Ruy Cortez

 


Reflexões estético-políticas 

Seminário: Dimensões públicas da crise e formas de resistência
Mediação: Patrick Pessoa

– Mesa 1 “Condições de percepção e práticas de re-existência”.

Convidados: Heloisa Buarque de Hollanda, Marcio Abreu e Vladimir Safatle

– Mesa 2 “Dissensos à esquerda: crise da representação como processo público”.

Convidados: Ferréz, Ivana Bentes e Lúcio Flávio Pinto

– Mesa 3 “Lugares de fala e a emergência das micropolíticas”

Convidados: Rosane Borges, Suely Rolnik e Todd Tomorrow

– Mesa 4 “A rua como palco de protestos: estratégias estético-políticas de mobilização pública”. 

Convidados: Marcelo Freixo, Nina Caetano e Pablo Ortellado


Conferência

“E com o público o que fazemos? Teatralidade, público e democracia”.
Com o pesquisador Óscar Cornago (Espanha)


Mesa redonda: “Teatro na Palestina: relações entre política e arte”

Com o ator e diretor palestino Ihab Zahdeh, a atriz chilena de ascendência palestina Andrea Giadach, do espetáculo Mateluna, e a pesquisadora em Artes Cênicas e ativista brasileira Maria Fernanda Vomero.
Mediação: Ferdinando Martins


Entrevista pública com o diretor e dramaturgo Guillermo Calderón

Entrevistadores: Daniele Avila Small (Revista eletrônica Questão de Crítica) e Welington Andrade (Revista Cult)


Espaço de Ensaios

Artigos escritos por pesquisadores e pesquisadoras dos programas de pós-graduação em artes cênicas das universidades brasileiras sobre as trajetórias criativas dos artistas convidados para a MITsp.
Autores: Fernando Villar (UNB), Daniele Avila Small (UNIRIO), Stephan Baumgartel (UDESC), Christine Greiner (PUC-SP), José Fernando Azevedo (USP), Luiz Fernando Ramos (USP), Nina Caetano (UFOP) e Ferdinando Martins (USP)


Pensamento-em-Processo

Encontros com os artistas dos espetáculos da mostra, que compartilharão questões de seus processos criativos.
Mediadores: Fernando Villar, Pollyanna Diniz, Stephan Baumgartel  José Fernando Azevedo, Luiz Fernando Ramos, Ferdinando Martins, Nina Caetano e Christine Greiner.


Prática da Crítica

– Crítica diária

Produção diária de críticas sobre os espetáculos da mostra para veiculação impressa e eletrônica (www.mitsp.org). Participam críticos da DocumentaCena – Plataforma de Crítica, formada pela revista eletrônica Questão de Crítica (Mariana Barcelos/ Renan Ji), pelo site Horizonte da Cena (Daniel Toledo) e pelo blog Satisfeita,Yolanda? (Ivana Moura); do Site Agora – Crítica Teatral (Michele Rolim); da revista Antro Positivo (Ruy Filho); além dos convidados Welington Andrade e Miguel Arcanjo Prado.
Coordenação: Soraya Belusi

– Crítica Imediata

Proposta pela revista Antro Positivo, fundada por Ruy Filho e Patrícia Cividanes, a Crítica Imediata é realizada com palavras de primeiro impacto. Uma resenha curta, escrita logo após a saída do espetáculo e publicada nas redes sociais: facebook.com/antropositivo ou www.antropositivo.com.br
Críticos: Ruy Filho, Ana Carolina Marinho, Claudio André, Marcio Tito, Maria Teresa Cruz e Patrícia Bergantyn 

– Mesa: “Crítica e Curadoria”
Mediação: Michele Rolim (Agora Crítica Teatral)

– Mesa “Crítica e Engajamento”
Mediação: Ivana Moura (Satisfeita, Yolanda?)

– Mesa “Cena Contemporânea: panoramas críticos”
Os pesquisadores Edélcio Mostaço, Sílvia Fernandes, Óscar Cornago e Christine Greiner acompanharão a programação da MITsp e produzirão um texto crítico cada, a partir de olhares transversais sobre os espetáculos da mostra rumo a uma reflexão sobre a cena atual. Esses textos panorâmicos serão apresentados ao público na mesa de debate.


Eventos especiais 

– Conferência: “Teatro alemão contemporâneo”
Com o pesquisador Didier Plassard (França)

– Master class: “Teatralidade, violência e performatividade da dor”
Com a pesquisadora Ileana Diéguez Caballero (México)


Debates

“Gordon Craig: Legados à Cena Contemporânea”
Com os pesquisadores Didier Plassard e Luiz Fernando Ramos

“Dramaturgia brasileira contemporânea”
Com os dramaturgos Alexandre Dal Farra, Grace Passô, Pedro Kosovski e Vinicius Calderoni


Seminário: Discursos sobre o Não Dito: racismo e a descolonização do pensamento

O seminário convida pensadoras de distintas áreas do conhecimento a refletir sobre os desdobramentos da escravidão negra e as formas do racismo no Brasil e no mundo. O objetivo édesconstruir os legados do pensamentocolonial, colocando em cheque modos de essencialização dos “outros”, que se consolidaram como sistemas hegemônicos e como uma cultura de violência e opressão, que não pode ser eliminada por decreto. É preciso transformar modos de ser e, sobretudo, alterar imaginários. É preciso restituir aos“outros” o direito de se autorrepresentar.
Curadoria: Eugênio Lima e Majoí Gongora

– Mesa 1: “Negritude” e “Branquitude”: complexificando as discussões sobre raça e as estruturas de privilégio
Debatedora: Giovana Xavier

– Mesa 2: Feminismo Negro: conhecimento e autodeterminação
Debatedoras: Djamila Ribeiro e Patricia Collins


Ações Pedagógicas

A troca de experiências entre artistas internacionais e brasileiros, nas edições anteriores da MITsp, revelou-se uma iniciativa exitosa e bastante positiva. Em 2017, as atividades previstas contemplam não só a partilha dos processos de criação dos convidados estrangeiros, mas também um diálogo com temas urgentes da realidade nacional. Aos profissionais e estudantes brasileiros, trata-se de uma oportunidade única de experimentar formas criativas de resistência ao lado de nomes de destaque no cenário artístico mundial.

Curadoria: Maria Fernanda Vomero


Residência artística 

Atos de resistência I- Orientação: Ihab Zahdeh

Atos de resistência II – Orientação: Martha Kiss Perrone


Workshops

– Brasil em pixels
Com o diretor e performer Rabih Mroué

– Expressar-me para além da minha pele
Com a performer e diretora Ntando Cele

Avante, panelas, avante!
Com o compositor Steven Prengels


Roda de conversa

Do cinema ao teatro: como filmes viram peças
Com a diretora Susanne Kennedy e a dramaturgista  Johanna Höhmann


Performances Públicas

Manifestos Pandemia

A MITsp e a n-1 edições vão provocar uma pandemia pelas ruas de São Paulo. Os textos da série Pandemia de cordéis, provocações teóricas, políticas, filosóficas e ecológicas, serão performados por 11 atores, disparadores de reviravoltas e insurgências que estão por vir. O ponto zero da disseminação é o centro da cidade, mas em cada limite, norte, sul, leste e oeste, outros focos surgirão – uma pandemia em rede, que se espalha para quebrar os consensos vigentes e a paralisia do pensamento, atacando o que dizem ser o nosso único presente.

Atriz: Bete Coelho / Músicos: Felipe Antunes e Guilherme Calzavar
Texto: Quando as ruas queimam: manifesto pela emergência
Autor: Vladimir Safatle

Atriz: Roberta Estrela D’Alva
Texto: Mulheres negras: carta aberta à um dia amiga Márcia
Autor: Marilene Felinto 

Ator: Pascoal da Conceição
Texto: Limitar o limite: modos de subsistência
Autor: Alexandre Nodari 

Atriz: Juliana Galdino
Texto: Uma biopolítica menor
Autor: Giorgio Agamben 

Atriz: Georgette Fadel
Texto: O capital (se)move
Autor: Brian Massumi

Ator: Cacá Carvalho
Texto: Os involuntários da pátria
Autor: Eduardo Viveiros de Castro 

Atriz: Camila Pitanga
Texto: A hora da micropolítica
Autor: Suely Rolnik 

Ator: Danilo Grangheia
Texto: Carta aberta aos secundaristas
Autor: Peter Pál Pelbart 

Ator: Rodrigo Bolzan
Texto: Glossário do Homem Endividado
Autor: Maurizio Lazzarato 

Ator: Ailton Graça
Texto: A Missão em Fragmentos
Autor: Heiner Müller (Tradução: Christine Röhrig)

Ator: Eduardo Moreira
Texto: O intolerável + Escutas em transe
Autor: Laymert Garcia dos Santos


Créditos Resumidos

Idealizador e Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques
Idealizador e Diretor Artístico: Antônio Araújo
Diretor Relações Institucionais: Rafael Steinhauser
Relações Internacionais: Natália Machiaveli e Jenia Kolesnikova

MITsp 2016 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 3ª Edição de 04 a 13 de março

Resumo dos Espetáculos 3a MITsp

Espetáculo: Revolting Music – Inventário Das Canções De Protesto Que Libertaram A África Do Sul (África do Sul)
Diretor: Neo Muyanga
Companhia: Neo Muyanga


Espetáculo: A Carga (Congo)
Diretor: Faustin Linyekula
Companhia: Studios Kabako


Espetáculo: Cidade Vodu (Brasil)
Diretor: José Fernando de Azevedo
Companhia: Teatro dos Narradores


Espetáculo: An Old Monk (Bélgica)
Diretor: Josse De Pauw
Companhia: LOD Moziektheater


Espetáculo: 100% São Paulo (Alemanha/Brasil)
Diretores: Helgard Haug, Stefan Kaegi, Daniel Wetzel
Companhia: Rimini Protokoll


Espetáculo: A Tragédia Latino-Americana (Brasil)
Diretor: Felipe Hirsch
Companhia: Ultralíricos


Espetáculo: (A)polônia (Polônia)
Diretor: Krzysztof Warlikowski
Companhia: Nowy Teatr


Espetáculo: Ça ira (França)
Diretor: Joel Pommerat
Companhia: Compagnie Louis Brouillard


Espetáculo: Still Life (Grécia)
Diretor: Dimitris Papaioannou
Companhia: Dimitris Papaioannou


Espetáculo: Cinderela (Bélgica)
Diretor: Joel Pommerat
Companhia: Teatro Nacional de Bruxelas/ Compagnie Louis Brouillard


Resumo das Atividades Paralelas da 3a MITsp

Olhares críticos

A MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora, uma vez que a crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. 

Curadoria: Fernando Mencarelli e Sílvia Fernandes


Pensamento em Processo:

Os artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras. Mediação de Johana Albuquerque e Julia Guimarães.


Diálogos Transversais:

Críticas realizadas logo após a segunda apresentação de cada espetáculo da mostra, no próprio espaço do teatro, por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de outros campos do conhecimento.

Participantes: Roberto Zular, Guilherme Wisnik, Cida Bento, Paulo Lins, Nuno Ramos, Omar Ribeiro Thomaz, Lilia Moritz Schwarcz, Milton Hatoum, Eliane Robert Moraes, Jair Ramos.

Mediação: Edélcio Mostaço, Tatiana Motta Lima, Sônia Sobral, Maria Lúcia Pupo


Espaço de Ensaios:

Textos produzidos por pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados.

Participantes: Matteo Bonfito, Marta Isaacsson, Ana Maria Bulhões-Carvalho, Luciana Romagnolli, Antonia Pereira Bezerra, Tatiana Motta Lima, Jair Ramos, Edélcio Mostaço, Julia Guimarães, Roberta Estrela D’Alva.


Reflexões Estético-Políticas:

São realizadas três mesas de discussão sobre os temas que permeiam o recorte curatorial da MITsp. Mediação: Fernando Mencarelli.

Lugar da narrativa na cena contemporânea
Com: Luis Alberto de Abreu, Edélcio Mostaço e Christophe Triau. 

Legado de Kantor: teatro polonês contemporâneo
Com: Tomasz Kirenczuk, Nelson de Sá e Christine Greiner. 

Teatro documentário: potências e limites
Com: Marcelo Soler, José Fernando Azevedo e Peter Pal Pélbart


Prática da Crítica:

A Documenta Cena – Plataforma de Crítica, composta pelo blog Satisfeita, Yolanda?, os sites Horizonte da Cena e Teatrojornal e a revista eletrônica Questão de Crítica, dando continuidade à parceria com a MITsp desde a primeira edição, realiza a ação denominada Prática da Crítica e produz diariamente, ao longo da mostra, críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica.


Recepção e crítica

Participantes: Daniele Avila Small, Edélcio Mostaço, Maria Lúcia Pupo, Kil Abreu e Patrick Pessoa. 


Dia Crítico – Jornada sobre a crítica teatral em plataformas digitais no Brasil e no mundo

Participantes: Integrantes do Agora, Jürgen Berger (Alemanha), Federico Zurita (Chile), representantes do Horizonte da Cena, Teatrojornal, Satisfeita, Yolanda?, Questão de Crítica e Antro Positivo.
Mediação: Michele Rolim e Renato Mendonça (Agora)


Caderno Especial MITsp 2016:


Crítica Performativa: Durante oito horas ininterruptas, em tempo real, frente ao público-leitor e com participações de convidados, a crítica se debruça sobre o espetáculo Ça ira, de Joël Pommerat. Participam da ação Ruy Filho e Ana Carolina Marinho, responsáveis pela escrita, e Patrícia Cividanes, que realiza intervenções gráficas durante o processo.


Discursos sobre o Não Dito

O Ciclo de Debates internacional propõe um debate acerca da elaboração poética, portanto política, da imagem da “negritude”, seus desdobramentos sociais históricos e seus reflexos na construção da “persona negra” no âmbito das linguagens artísticas.

Curadoria: Eugênio Lima, José Fernando de Azevedo e Leda Maria Martins
Participantes: Eugênio Lima, José Fernando de Azevedo, Leda Maria Martins, Luiz Felipe Alencastro, Ana Maria Gonçalves, Neo Muyanga e Grada Kilomba.


Ações pedagógicas

O eixo Ações Pedagógicas realiza ações de intercâmbio entre artistas internacionais e brasileiros para a troca de experiências. As iniciativas permitem que os profissionais das companhias convidadas partilhem seus métodos de criação e suas concepções sobre a cena contemporânea. Aos artistas brasileiros, oferecem a oportunidade de um aprendizado único ao lado de figuras de destaque no cenário artístico mundial.

Curadoria: Maria Fernanda Vomero

Atividades:

Residência artística com o diretor Yuri Butusov;

Experimento Cênico, com Ana Carolina Godoy, Lena Roque, Luciana Canton, Marco Biglia, Pedro Felício, Raphael Teixeira, Rodrigo Fidelis, Silvana Stein. Assistente de direção: Maurício Perussi.

Minirresidência com o Teatro de Narradores, de Cidade Vodu;

Workshop com o bailarino e coreógrafo congolês Faustin Linyekula, de A Carga;

Workshop com o bailarino e coreógrafo grego Dimitris Papaioannou, de Still Life;

Workshop sobre criação técnica no teatro, com foco na luz. Com Katarzyna Luszczyk, de (A)polônia;

Aula-conferência com os belgas Kris Defoort, Nicolas Thys e Lander Gyselinck, músicos de An Old Monk;

Masterclass com o cenógrafo francês Eric Soyer, da Cie. Louis Brouillard;

Roda de conversa sobre criação técnica no teatro: a luz em/na/da cena, com Alessandra Domingues, Beto Bruel e Guilherme Bonfanti. Mediação de Francisco Turbiani;

Roda de conversa sobre produção: o caso do LOD Music Theater, em Flandres, Bélgica, com o diretor Hans Bruneel e a diretora artística Valérie Martino. Mediação de Ferdinando Martins;

Abertura de processo com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos: Brasil-Polônia Encontros;

Abertura de processo com o bailarino e coreógrafo Cristian Duarte: Laboratório Ó;


Créditos Resumidos:

Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques
Diretor Artístico: Antônio Araújo
Relações Internacionais: Jenia Kolesnikova e João Passos
Coordenadora de Produção: Rachel Brumana

MITsp 2015 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 2ª Edição de 06 a 15 de março

Resumo dos Espetáculos da 2a MITsp

Espetáculo: A Gaivota (Russia)
Diretor: Yuri Butusov
Companhia: Satiricon Theater – A. Raykin


Espetáculo: Julia (Brasil)
Diretora: Christiane Jatahy
Companhia: Cia. Vértice


Espetáculo: E Se Elas Fossem Para Moscou? (Brasil)
Diretora: Christiane Jatahy
Companhia: Cia. Vértice


Espetáculo: Woyzeck (Ucrânia)
Diretor: Andriy Zholdak
Companhia: Teatro Svoboda Zholdak e Academia de Teatro Musical e Dramático Cherkasy denominado T. Shevchenko


Espetáculo: Stifters Dinge (Suiça/Alemanha)
Diretor: Heiner Gobbels
Companhia: Theatre Vidy-Lausanne


Espetáculo: Senhorita Júlia (Alemanha)
Diretores: Katie Mitchell e Leo Warner
Companhia: Schaubühne am Lehniner Platz 


Espetáculo: Opus n. 7 (Rússia)
Diretor:  Dmity Krymov
Companhia: Laboratório Dmitry Krymov do Teatro da Escola de Arte Dramática de Moscou


Espetáculo: Arquivo (Israel)
Diretor: Arkadi Zaides
Companhia: Arkadi Zaides


Espetáculo: Canção de Muito Longe (Holanda)
Diretor: Ivo Van Hove
Companhia: Toneelgroup Amsterdam


Espetáculo: As Irmãs Macaluso (Itália)
Diretora: Emma Dante
Companhia: Compagnia Sud Costa Occidentale


Espetáculo: Morrer De Amor, Segundo Ato Inevitável: Morrer (Colômbia)
Diretor: Jorge Hugo Marín
Companhia: Fundación La Maldita Vanidad Teatro 


Espetáculo: Matando O Tempo, Primeiro Ato Inevitável: Nascer (Colômbia)
Diretor: Jorge Hugo Marín
Companhia: Fundación La Maldita Vanidad Teatro 


Resumo das Atividades Paralelas da 2ª MITsp

Olhares críticos

A crítica teatral pode potencializar o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. Por isso, a MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora.

Curadoria: Fernando Mencarelli e Silvia Fernandes.
Organização, pesquisa e textos: Luciana Romagnolli


Diálogos Transversais

Críticas realizadas logo após uma apresentação de cada espetáculo da mostra por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de outros campos do conhecimento.

Participantes: Arthur Nestrovski, Bernardo Carvalho e Arkadi Zaides, Eder Santos, Francisco Foot Hardman, Ismail Xavier, José Miguel Wisnik, Luiz Camillo Osorio, Maria Rita Kehl, Norval Baitello Júnior, Raquel Rolnik, Renato Mezan.

Mediadores: Valmir Santos e Beth Néspoli


Percursos em Perspectiva

Pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados para a MITsp, explorando caminhos para a leitura dos espetáculos presentes na mostra.

Participantes: Bya Braga, Christine Greiner, Cláudio Cajaiba, Flora Süssekind, Maria Beatriz Medeiros, Maria Helena Werneck, Maria Lucia Pupo, Silvana Garcia, Walter Lima Torres Neto.

Pesquisadora internacional convidada: Josette Féral


Espaço de Ensaios 

Textos produzidos pelos pesquisadores convidados para apresentar os artistas participantes da MITsp, seus materiais e procedimentos criativos, compõem um programa-livro.


Pensamento-em-Processo

Os diretores e artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras. 


Prática da Crítica

O DocumentaCena, plataforma de crítica teatral composta pelos blogs Horizonte da Cena e Satisfeita, Yolanda?, do site Teatrojornal e da revista eletrônica Questão de Crítica, e os críticos convidados Beth Néspoli, Daniel Schenker, Michel Fernandes, Ruy Filho e Welington Andrade produzirão diariamente, ao longo da MITsp, críticas sobre os espetáculos para veiculação impressa e eletrônica.


Crítica Performativa

A revista Antro Positivo inova com a MITsp criando espaço para uma escrita dialógica sobre a estreia mundial do espetáculo Canção de Muito Longe (coprodução MITsp e Toneelgroep Amsterdam), através de conversas e participações de convidados durante o período de dez horas ininterruptas, em tempo real e abertas a todos.

Resenhistas: Ruy Filho e Ana Carolina Marinho. 


Reflexões Estético-Políticas

São realizadas quatro mesas de discussão sobre os temas seguintes: 

Zonas de Conflito I: Ucrânia-Rússia

Com: Eduardo Jorge, Fabiano Mielniczuk e Vitorio Sorotiuk 

Zonas de Conflito II: Palestina-Israel

Com: Arlene Clemesha e Sílvio Tendler 

Zonas Liminares: Teatro -cinema

Com: Daniel SchenkerRicardo Fabbrini e Tata Amaral. 

Zonas de Intersecção: matrizes da cena atual

Com: Josette Féral, José Antonio Sánchez, Kil Abreu e Luiz Fernando Ramos 


Vida sem teatro ou teatro sem vida: conferência-performance de Andriy Zholdak

Quais são as raízes do teatro? Como transformar um ator-robô em um humano-ator? Por que o ímpeto de Prometeu, aquele que roubou o fogo dos deuses para dá-lo aos humanos, está tão em falta no teatro contemporâneo? Os atores são mortais ou imortais? O teatro ainda tem alguma importância? Essas e outras questões são debatidas pelo diretor ucraniano Andriy Zholdak.


Dramaturgia de tons carregados

No formato de entrevista aberta, o premiado dramaturgo britânico Simon Stephens conversa com o público sobre características e rumos da dramaturgia contemporânea e sobre sua própria produção artística. O entrevistador é o também premiado diretor e dramaturgo brasileiro Leonardo Moreira, da Cia. Hiato.


A Cena Russa Contemporânea

O artista russo de destaque (Krymov), um dos principais críticos e curadores moscovitas e duas estudiosas do teatro russo traçam um panorama e refletem sobre os rumos e tendências atuais da cena russa.

Com: Dmitry Krymov, Roman Dolzhansky e Elena Vássina.

Mediação: Arlete Cavaliere.


Encontros formativos

O eixo Encontros Formativos prevê/realiza ações de intercâmbio entre artistas internacionais e brasileiros para a troca de experiências. As iniciativas permitem que os profissionais  das companhias convidadas partilhem seus métodos de criação e suas concepções sobre a cena contemporânea. Aos artistas brasileiros, é oferecida a oportunidade de um aprendizado único ao lado de figuras de destaque no cenário artístico mundial. 

Coordenação: Maria Fernanda Vomero.

Atividades:

Acompanhamento dos ensaios finais com Ivo van Hove;

Workshop com Simon Stephens: aspectos do drama contemporâneo;

Workshop com Mark Eitzel: criação musical no diálogo com a cena;

Conferência com Wouter van Ransbeek: processos de gestão no teatro europeu – o caso da Toneelgroep Amsterdam; 

Teatro da ausência: workshop com Heiner Goebbels, diretor de Stifters Dinge;

A relação ator-diretor no processo de criação: masterclass com Yuri Butusov, diretor de A Gaivota;

Método Emma Dante: workshop prático com artistas da Cia. Sud Costa Occidentale;

Teatro do risco: como matar o mau ator. Workshop prático com Andriy Zholdak;

A criação da cena e o ator: workshop prático com a companhia La Maldita Vanidad;

Laboratório DocumentaCena de crítica de teatro;


Créditos Resumidos:

Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques
Diretor Artístico: Antônio Araújo
Relações Internacionais: Jenia Kolesnikova, Guilherme Marinheiro e Natália Machiaveli
Coordenadoras de Produção: Gabi Gonçalves

MITsp 2014 - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, 1ª Edição de 08 a 16 de março

Resumo dos Espetáculos da 1a MITsp

Espetáculo: Anti-Prometeu (Turquia)
Diretora: Şahika Tekand
Companhia: Studio Oyunculari 


Espetáculo: Bem-vindo a casa (Uruguai)
Diretor: Roberto Suárez
Companhia: Pequeño Teatro de Morondanga


Espetáculo: Cineastas (Argentina)
Diretor: Mariano Pensotti
Companhia: Marea


Espetáculo: De repente fica tudo preto de gente (Brasil/ Holanda)
Diretor: Marcelo Evelin
Companhia: Demolition Inc.


Espetáculo: Escola (Chile)
Director: Guillermo Calderón


Espetáculo: Eu Não Sou Bonita (Espanha)
Diretora: Angélica Liddell
Companhia: Atra Bílis Teatro


Espetáculo: Gólgota Picnic (Espanha)
Diretor: Rodrigo García
Companhia: La Carnicería


Espetáculo: Hamlet (Lituânia)
Diretor: Oskaras Koršunovas
Companhia: OKT 


Espetáculo: Nós somos semelhantes a esses sapos… + Ali (França)
Diretores: Artémis Stavridi, Mathurin Bolze e Hedi Thabet.
Companhia: MPTA – Les Mains, les  Pieds  et  la  Tête  Aussi


Espetáculo: Sobre o conceito de rosto no filho de Deus (Itália)
Diretor: Romeo Castellucci
Companhia: Socìetas Raffaello Sanzio


Espetáculo: Ubu e a Comissão da Verdade (África do Sul)
Diretor: William Kentridge
Companhia: Handspring Puppet Company


Resumo das Atividades Paralelas da 1a MITsp

Olhares Críticos

A crítica teatral pode potencializa o encontro entre o espectador e a obra criativa: pistas, chaves, brechas, conexões. Por isso, a MITsp propõe uma série de ações que buscam promover a formação do olhar dos espectadores, sob uma perspectiva crítica e provocadora.

Curadoria: Fernando Mencarelli e Silvia Fernandes.
Organização, pesquisa e textos: Julia Guimarães


Diálogos Transversais

Críticas realizadas por artistas e pensadores provenientes, em sua maioria, de fora do campo teatral sobre os espetáculos da mostra, logo após uma de suas apresentações. A ideia é trazer olhares transversais que ampliem as fronteiras para leituras dos espetáculos, renovando assim a própria crítica.

Palestrantes: Alejandro Ahmed, Felipe Hirsch, Frei Betto, Ismail Xavier, Laymert Garcia dos Santos, Lisette Lagnado, Pedro Cesarino , Peter Pal Pélbart, Suely Rolnik, Tales Ab’Sáber, Vladimir Safatle.

Mediação: Beth Néspoli


Percursos em Perspectiva

Pesquisadores das universidades brasileiras apresentam as trajetórias criativas dos artistas convidados.

Palestrantes: Andre Carreira, Clovis Massa, Fernando Villar, Helena Katz, José Da Costa, Lúcia Romano, Luiz Fernando Ramos, Narciso Telles, Nina Caetano, Renato Ferracini, Sara Rojo, Stephan Baumgartel.


Espaço de Ensaios

Os criadores, seus materiais e procedimentos criativos: textos produzidos pelos pesquisadores convidados compõem um programa-livro para apresentar os artistas da MITsp.


Pensamento-em-Processo

Os diretores e artistas da mostra são convidados a falar sobre seus processos de criação, evidenciando texturas e arquiteturas internas das obras. Cecília Almeida Salles, especialista no estudo de processos criativos, conduz essas conversas.


Prática da Crítica

O Coletivo de Críticos é um ajuntamento temporário de críticos de teatro, com presença na internet e atuação em rede. Inclui integrantes dos sites-blogs-revistas eletrônicas Antro Positivo (SP), Horizonte da Cena (MG), Questão de Crítica (RJ), Satisfeita, Yolanda? (PE) e Teatrojornal (SP). Ao longo da MITsp, eles produzem críticas sobre os trabalhos apresentados que circula no dia seguinte às estreias, impressas e distribuídas nos teatros, e em seus formatos eletrônicos.


Metacrítica

Postados nas redes sociais, esses comentários críticos buscam influenciar e ser influenciados pela escrita do outro, e, juntos, ao fim, procuram constituir uma rede de pensamentos críticos, uma escritura polifônica, sem hierarquia e, por isso mesmo, multifocal.


Crítica da crítica

Estudiosos e críticos conversam sobre os desafios de produzir crítica teatral hoje.

Mesa-redonda composta por Kil Abreu, Luiz Fernando Ramos, Edelcio Mostaço + Coletivo de Críticos, com mediação de Fernando Mencarelli


Fórum de Encontros

–— encontros –— toma como ponto de partida um trabalho que o dramaturgo Igor Dobricic vem elabora desde 2009 -“Table Talks”- e a pesquisa sobre performance e encontro que Eleonora Fabião desenvolve desde 2008 através de suas práticas artísticas e teóricas.


Intercâmbio Artístico

O workshop “A criação cênica a partir de elementos sonoros”, ministrado por Simon McBurney, diretor artístico da companhia Complicite e pelo designer sonoro Gareth Fry, teve duração de quatro dias e investigou modos de criação cênica que tem elementos sonoros como ponto de partida.

Coordenação: Rui Cortez


Créditos Resumidos:

Diretor Geral de Produção: Guilherme Marques
Diretor Artístico: Antônio Araújo
Relações Internacionais: Natália Machiaveli e Jenia Kolesnikova
Coordenadoras de Produção: Erica Teodoro e Gabi Gonçalves

marca-ecum-nova_negativa_reduzida

Com base nesse histórico, respaldados pela parceria com empresas e instituições, nós, da ECUM Central de Produção, estamos internacionalizando as nossas ações.

ENDEREÇO

SÃO PAULO

Rua Pedro Taques, 110, Consolação

São Paulo / SP – CEP:01415-010

BELO HORIZONTE

Rua Carangola, 683/302, Santo Antônio

Belo Horizonte / MG – CEP:30330-240

Copyright 2016 © ECUM Central de Produção | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por ERA

globo-reduzido